Roda Super Sortuda

O Jeep CJ-3B, conhecido também como “cara de cavalo”, completou 70 anos. Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, em 1954.

Vale ressaltar que algumas unidades de versões anteriores já haviam chegado ao país como CKD (de forma desmontada). No entanto, o CJ-3B integrou as primeiras peças nacionais ao longo dos seus anos de produção aqui.

Montado em São Bernardo do Campo (SP), ele apresentou diferenciais das gerações anteriores como a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys.

O CJ de seu nome remete a “Civilian Jeep” (Jeep civil). A sua família nasceu em 1945 com o CJ-2A e foi composta por veículos para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzidos e vendidos pela Jeep até a década de 1980.

O veículo também teve uma versão militar, o M606, que foi produzido nos Estados Unidos até 1968, com cerca de 155 mil unidades fabricadas.

O CJ-3B também foi um “carro mundial”, fabricado sob licença em países como: Japão, Índia, França, Espanha e Turquia.

+ Jeep Gladiator recebe proteção extra na caçamba
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Elétrico Jeep Avenger é eleito o Carro do Ano 2023 na Europa
+ Segredo: o novo Jeep Renegade e o provável Avenger nacional

Aventura de São Paulo Ao Canadá

Uma das aventuras do CJ-3B destacadas pela Jeep foi a chamada “Operação Abacaxi”, realizada por três escoteiros (Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly) em 1955.

Eles tinham a missão de sair de São Paulo e ir até o Canadá para participar do Jamboreee, encontro mundial de Escotismo.

Os aventureiros rodaram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países. O modelo não apresentou nenhum problema mecânico.

Assista abaixo ao vídeo rememorando a operação:

Fotos: acervo pessoal Nélson de Almeida Filho, Hugo Vidal e Jeep.

MAIS NA Roda Super Sortuda:

+ Volkswagen lança versão limitada da versão de entrada do Polo
+ Teste rápido: novo Volkswagen Virtus 2023 é o Voyage perfeito

Roda Super Sortuda Mapa do site